Livro Sobre Rochas é lançado no Rio de Janeiro

Sobre Rochas Rio de Janeiro

Da redação

As treze montanhas mais belas do Rio de Janeiro ganham destaque em um livro de fotografias que traz os roteiros do Programa Sobre rochas do canal Mais Globosat. Concebido pelo geógrafo Marcelo Motta, o livro Sobre rochas revela formações que entremeiam o cotidiano da cidade e fazem parte da vida de todo morador ou visitante desse lugar ímpar que é o Rio de Janeiro.

Como o próprio autor afirma: “não há, no mundo, formações iguais a essas, assim como o Grand Canyon, os Himalaias, as montanhas do Rio de Janeiro são únicas”. E para compartilhar essa visão do verdadeiro monumento geológico em que habitamos, Motta contou com o talentoso fotógrafo Paulo Velozo, cuja lente apresenta ângulos diferenciados de nossas montanhas. As fotografias intercalam-se aos textos e às entrevistas dos especialistas que participaram do programa de televisão, com duas temporadas disponíveis no NOW e no GlobosatPlay.

Editado pela divulgadora de arte e ciência Andrea Jakobsson Estúdio, Sobre Rochas foi lançado no dia 22 de novembro na PUC-Rio, de cujo quadro docente o autor faz parte nos programas de pós-graduação em Geografia e Meio Ambiente e Arquitetura, além de ministrar aulas de Geomorfologia e Meio Ambiente para a graduação dos cursos de Geografia e Arquitetura.

A experiência do geógrafo em diversos projetos ambientais pelo Brasil e sua participação no Grupo de Pesquisa em Geologia na UERJ inspiraram a concepção do Projeto “Sobre rochas”. Marcelo Motta explica que “os processos geológicos e geográficos são extremamente cinematográficos e de uma beleza ímpar que, bem capturada pelo fotógrafo Paulo Velozo, revela o que passa despercebido em nosso dia a dia”. Motta completa: “mostrar isso para o grande público é fundamental para o entendimento de nossa qualidade de vida, desde os processos de deslizamentos de encosta que possuem uma ligação mais óbvia, até processos mais imateriais, mas nem por isso irreais, que afetam nossa sociedade”.

O programa “Sobre rochas” nasceu da necessidade de mostrar ao público que a Geografia é uma ciência em constante contato com a sociedade. A ocupação, a circulação, a exploração dos recursos naturais, tudo isso é filtrado pelos olhares atentos dos geógrafos. Agora transformado em livro, Sobre rochas se configura num rico material de consulta e divulgação científica.

O Livro

Uma pesquisa minuciosa feita por Marcelo Motta e sua equipe, com vasto material fotográfico de Paulo Vellozo e ilustrações, reconstitui uma história mais longa da cidade, desde tempos geológicos remotos até a metrópole que somos hoje. Sobre rochas fala, principalmente, sobre a relação dos cariocas com a geografia da cidade: como os relevos influenciaram a ocupação urbana; como e porque os cariocas se apropriam de determinadas formações; que lendas, mitos e processos culturais estão no entorno dessas montanhas. O livro se vale de várias entrevistas com os mais diversos personagens – historiadores, geógrafos, agentes culturais, montanhistas –, para fazer um retrato precioso da evolução da ocupação do espaço urbano nessa cidade cravada entre montanhas, planícies costeiras e mar exuberante.

Das ilhas litorâneas aos limites do município, nada escapa ao olhar geográfico. Do extremo da Zona Norte ao extremo da Zona Sul e cruzando a cidade da Zona Leste à Zona Oeste, o autor desvela uma cidade que sofreu inúmeras intervenções urbanísticas – aterramentos, demolições, alterações de cursos de rios, reflorestamentos, reforços de encostas, túneis – e que impôs aos seus habitantes mudanças de hábitos e novas formas de convivência. A história da ocupação da cidade, não só com projetos habitacionais, mas também com empreendimentos culturais e formas de subsistência, faz de Sobre rochas um livro essencial em qualquer biblioteca.

Serviço:

  • Sobre rochas
  • Preço de capa: R$ 120,00
  • ISBN: 978-85-88742-85-7
  • Formato: 23 x 28cm
  • Nº de páginas: 252
  • Editora: Andrea Jakobsson Estúdio