Flamengo é campeão invícto pela sexta vez

Flamengo 1915
A primeira esquadra do Mengão campeã invicta foi em 1915.

Da redação

Seis anos: 1915, 1920, 1979, 1996, 2011 e 2017. Estas foram as edições do Carioca em que o Flamengo levantou o troféu sem ter perdido nenhuma partida no tempo regulamentar. Com a conquista deste domingo (7), o Rubro-Negro é o líder no quesito entre os times do Rio de Janeiro, ao lado do Vasco, também com seis campeonatos invictos. O Fluminense, adversário da final desta tarde, aparece em segundo, com três.

A primeira vez

Em 1915, sete clubes disputaram dois turnos do Campeonato Carioca: Flamengo, Fluminense, Botafogo, América, Bangu, São Cristóvão e Rio Cricket. Quem somasse mais pontos ao final do certame seria o campeão. O Rubro-Negro não só foi o líder na pontuação como terminou o torneio sem nenhuma derrota. Aquela foi a décima edição do Estadual do Rio de Janeiro e o segundo troféu do Mais Querido, que tinha 20 anos de existência e apenas três anos de futebol, já que o departamento havia sido criado no clube somente em 1912.

A última vez

Antes deste domingo (7), o Flamengo havia sido campeão estadual sem derrotas no currículo em 2011, com folgas: campeão da Taça Guanabara – sobre o Boavista – e da Taça Rio – sobre o Vasco -, o Rubro-Negro não necessitou da final do Carioca, na época disputada entre os campeões dos turnos, para que o capitão Ronaldinho Gaúcho levantasse o troféu.

Depois de conquistar a vaga na final vencendo o Fluminense em disputa de pênaltis – 1 a 1 no tempo regulamentar -, o Mengão voltou a ir às penalidades na decisão da Taça Rio, contra o Vasco. Decisivo em outras disputas, o goleiro Felipe sequer foi exigido daquela vez. O Cruzmaltino desperdiçou três cobranças, com Bernardo, Fellipe Bastos e Elton chutando para fora, enquanto Renato, Fernando e Thiago Neves converteram para o Mais Querido. Foi a 12ª vez em estaduais em que o Flamengo foi campeão e o Vasco vice.