Conleste lança o Plano de Desenvolvimento para a região até 2030

Niterói

Da redação

Os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) lançaram, em 1º de dezembro, em São Gonçalo, o Plano de Desenvolvimento para a região para o período de 2018 a 2030. O plano apresentado leva em conta as vocações naturais e as necessidades locais de cada cidade, e considera as ações conjuntas em áreas comuns ou que impactam no desenvolvimento das próprias cidades e na área de influência dos municípios, como mobilidade, saúde e turismo, por exemplo.

Cláudio Porto, fundador da Macroplan, empresa de consultoria responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico, anunciou o lançamento de um site para consulta pública. “Lançamos hoje o site com o plano de desenvolvimento do Conleste (www.conleste2030.com.br) e os moradores vão poder opinar e propor sugestões pelos próximos seis meses. E em seguida vamos apresentar os resultados para a sociedade”, informou.

“Temos 3 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de quase R$ 79 bilhões, o equivalente ao estado do Mato Grosso do Sul. A região tem muitas potencialidades, como atrativos turísticos valiosos, agricultura e etc. Com essa integração, os municípios poderão economizar na aquisição de produtos e insumos, como medicamentos, por exemplo”, analisou Porto.

Em fevereiro de 2018, serão apresentadas as primeiras iniciativas estratégicas para curto e médio prazos.

Lançamento

Em sua apresentação, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, presidente do Conleste, apresentou aos prefeitos das outras 14 cidades integrantes do consórcio, as bases e o cronograma das ações que vão orientar o crescimento e o desenvolvimento da região. “Esse consórcio tem características muito especificas, pois é praticamente o único em funcionamento no Rio de Janeiro hoje e se diferencia dos demais do país uma vez que se reúne a partir de um tema específico: o Comperj. Ele dialoga com todas as regiões do estado ao reunir Baixada Fluminense, regiões Serrana, dos Lagos e Metropolitana. O Conleste tem uma potência muito grande de irradiar esperança e bons exemplos para todo o estado. O lançamento desse plano de desenvolvimento, aqui, em São Gonçalo tem um simbolismo enorme, já que toda a região reúne mais de 3 milhões de habitantes e São Gonçalo concentra um terço desses habitantes”, disse.

Para o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, a integração entre os prefeitos da região é determinante para o sucesso das medidas. “O importante do Conleste é a união. Vamos trabalhar juntos, seremos parceiros. Precisamos de um olhar de todos. Estou orgulhoso de poder participar e contribuir para esse planejamento estratégico”, disse Nanci.