CCR NovaDutra vai construir 18 passarelas pela BR-116

Passarela km 184,6 Nova Iguaçu

Da redação

Após definição e aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a CCR NovaDutra construirá 18 novas passarelas ao longo da rodovia BR-116 em 2018, que vão proporcionar mais segurança tanto aos usuários, como aos moradores do entorno da via Dutra. Deste total, seis beneficiam a região da Baixada Fluminense, sendo que duas delas já foram concluídas e entregues em Nova Iguaçu, no início deste ano. Agora, a Concessionária inicia a construção de duas novas passarelas: uma em Seropédica, no km 200,1; e outra na divisa entre Belford Roxo e São João de Meriti, no km 172,4.

Em Seropédica, a nova estrutura vai atender aos moradores do bairro Jardim Maracanã e aos funcionários da Usina Termelétrica Baixada Fluminense. Com viga principal de 37,5 metros de comprimento, 1,75 metros de altura e 2,25 metros de largura, a passarela tem previsão de entrega em junho de 2018. O valor do investimento é de R$ 2,5 milhões.

Já as obras na divisa entre Belford Roxo e São João de Meriti, cujo investimento é de R$ 2,8 milhões, vão beneficiar, principalmente, os moradores dos bairros Rocha Sobrinho e BNH. A nova estrutura tem previsão de término em julho de 2018 e conta com viga principal de 57,3 metros de comprimento, 1,75 metros de altura e 2,25 metros de largura.

Em ambas as passarelas, 20 vigas de concreto pré-moldado vão compor as rampas de acesso, onde serão instalados dispositivos de segurança capazes de inibir a utilização da passarela por motociclistas, sem infringir as normas vigentes de acessibilidade às estruturas físicas. Cerca de 30 profissionais estão envolvidos na realização das obras.