Bauernfest terá grandes atrações neste ano

Concurso de CUCA na Bauernfest

Da redação

A culinária tipicamente alemã também é um dos grandes atrativos da Bauernfest, que nesta edição terá mais uma novidade com o Concurso de Cuca. Não se sabe se a origem real do quitute de fato é alemã, mas o bolo se tornou uma receita tradicional das cidades que tiveram seus primeiros habitantes vindos da Alemanha.

Para resgatar em Petrópolis essa tradição, a Festa do Colono Alemão vai realizar o concurso que está com inscrição gratuita averta até o dia 14 de junho. A competição que vai escolher a melhor cuca, avaliada em vários quesitos, será no dia 25 de junho, às 16h, no Palácio de Cristal.

“Com o concurso, queremos resgatar as receitas antigas e trazê-las para o tempo presente”, explicou Emygdia Hoelz, presidente do Clube 29 de Junho, que vai avaliar os concorrentes e escolher a cuca mais original. Antigamente, esse bolo era considerado um prato raro servido somente em ocasiões especiais – por causa da matéria-prima, a farinha, ser um ingrediente caro. Mas rapidamente a cuca alemã se tornou popular e um dos quitutes mais adorados, feito com coberturas diversas, com banana, farofa, maça, laranja e uva, ou a combinação delas.

As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Cultura do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, de 10 às 13h e de 14 às 17h. Para participar é preciso entregar, no ato da inscrição, cópia do RG, CPF e Comprovante de Residência, além de uma cópia da receita em envelope lacrado com o nome do participante. O produto será apresentado somente no dia do concurso, no Palácio de Cristal. Integrantes da diretoria do Clube 29 de Junho, que vão compor o júri, bem como seus familiares, não podem participar da competição.

Além do sabor, onde vários critérios serão analisados, o aspecto visual e a apresentação do produto também serão avaliados pelo júri. Textura e sabor da massa e recheio; equilíbrio e harmonia entre os sabores; respeito às origens da receita; tradição e também inovação e criatividade, respeitando a tradição e origem, estão nos quesitos que serão avaliados com pontuação. Depois de selecionar três finalistas, o resultado final terá um vencedor que será premiado com um jantar com direito a acompanhante em um restaurante da cidade.

Mais informações sobre inscrição e o concurso podem ser obtidas no regulamento, que será publicado no site da Prefeitura, e na Diretoria de Cultura do IMCE pelo telefone 2233-1208.

Cervejas artesanais

A cerveja artesanal terá lugar especial na 28ª edição da Festa do Colono Alemão, que acontece entre os dias 23 de junho e 02 de julho. O Palco Biergarten, outra novidade na festa, vai receber uma edição especial da Deguste (Feira de Cerveja Artesanal na Praça Visconde de Mauá). Além da produção local do líquido dourado, o público vai conferir também uma programação com ritmos atuais e atrações de música alemã contemporânea.  

“Estamos às vésperas de receber o título de Capital Estadual da Cerveja, e um dos motivos é nossa tradição cervejeira, inclusive do segmento da bebida artesanal. Um segmento que vem crescendo em Petrópolis, se consolidando cada vez mais no mercado e também em eventos específicos, como a Deguste. Este é um adicional que vamos oferecer para o público da Bauernfest, valorizando mais um dos nossos produtos, que é a cerveja artesanal com dois eventos que já são sucesso: a Deguste e a Bauernfest”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O público terá a oportunidade de escolher diversos rótulos da produção artesanal nas 19 cervejarias que estarão presentes na Deguste, sendo 17 petropolitanas e duas convidadas de outras cidades. Além disso, uma programação cultural mais atual para o público jovem vai embalar o Palco Biergarten, que vai receber os grupos Barril, Uhul e o DJ Karsten John. Um tributo à banda alemã Scorpions também está na programação, que terá ainda shows de Rock DaKombi, Molho Inglês, Felipe Depoli, S ou S, On The Rocks, Rock Revival e Gargamel Trio. O Palco Biergarten e a Deguste funcionarão em todos os dias de Festa do Colono Alemão, exceto nos dias 26 e 27 de junho.

“A ideia é sempre inovar e trazer a contemporaneidade para a programação cultural da festa, sempre com esse olhar artístico e pensando na cultura germânica”, disse o presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, que organiza a festa em conjunto com a TurisPetro. “É uma forma de ampliarmos a festa, trazendo a modernidade, mas sem perder a tradição, com atrações para todos os público e idades. Esta variedade certamente agrega ao nosso segmento”, completa o secretário de Turismo, Marcelo Valente.

Dança folclórica

Palácio de Cristal recebe palco Koblenz durante a Bauernfest
Palácio de Cristal recebe palco Koblenz durante a Bauernfest

Uma das grandes tradições de Petrópolis, influenciada pela colonização germânica, a dança folclórica não vai ficar de fora da Bauernfest. E ela será a grande atração do Palco Koblenz, no Palácio de Cristal, que vai receber mais de 70 apresentações nos 10 dias da 28ª edição da Festa do Colono Alemão. Principal evento que resgata a cultura germânica na Cidade Imperial, a 28ª Bauernfest acontece de 23 de junho a 02 de julho.

“Queremos resgatar a valorização da cultura germânica na festa, que foi perdida nas últimas edições, e que é o propósito maior do evento: exaltar essas tradições que tanto influenciaram a formação da nossa cidade. Esse é o objetivo: trazer a Alemanha para Petrópolis nesses 10 dias, com a cultura e gastronomia, garantindo uma programação completa para os petropolitanos e turistas que se atraem pela festa”, afirma o prefeito Bernardo Rossi, destacando que a organização e operacionalização do evento está sendo feita em conjunto entre a TurisPetro e Instituto Municipal de Cultura e Esportes.

O Palco Koblenz vai receber oito grupos da cidade, além de cinco convidados dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo. De Petrópolis estão confirmados na programação o Grupo Folclórico Germânico Bergstadt, Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis, Mosel Volkstänze de Petrópolis, Grupo de Danças Folclóricas Rheinland Pfalz, Petrópolis Danças Folclóricas, Kaiserstadt Kulturkreis, Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg e a Associação dos Grupos Folclóricos Alemãs de Petrópolis.

A programação da dança folclórica na Bauernfest reúne 390 dançarinos, com idades entre 4 a 83 anos de idade, encantando o público do evento com coreografias típicas de diferentes regiões da Alemanha.

“Esse é o grande momento em que nossos grupos brilham com ainda mais destaque, mostrando o lindo trabalho que fazem de resgate e preservação de uma manifestação cultural dos nossos colonizadores”, frisa Leonardo Randolfo, presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes. “Com certeza eles são uma das atrações mais aguardadas pelo público, especialmente os turistas que se encantam com essa tradição tão viva na nossa cidade”, completa o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente.

Três palcos

A Festa do Colono Alemão terá três palcos, trazendo mais uma novidade com um terceiro espaço germânico na programação. Além do coração da festa, no Palácio de Cristal com o palco Koblenz, a diversão também estará presente no palco Koeler, na Praça da Liberdade, E o público ainda vai conferir o Biergarten na Praça Visconde de Mauá com uma edição especial da Deguste – Feira de Cerveja Artesanal. 

TurisPetro e Instituto Municipal de Cultura e Esportes, que operacionalizam juntos a festa, querem fazer da edição deste ano uma das melhores dos últimos tempos. “Estamos juntos com as duas vertentes: resgatando e preservando as raízes culturais e trazendo visitantes para a nossa cidade”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

A dança folclórica germânica será a grande protagonista do palco principal, o Koblenz. No palco Koeler, na Praça da Liberdade, o público vai conferir atrações culturais com grupos diversos, contação de histórias em uma programação diferenciada para toda a família. Já o Biergarten, na Praça Visconde Mauá, terá foco no público mais jovem e para os apreciadores da bebida dourada, que poderão curtir uma edição especial da Deguste – Feira de Cerveja Artesanal. O espaço será uma versão mais moderna para o público, com ritmos atuais, mas também com programação voltada à cultura germânica.

“Esse é o nosso principal evento que resgata, valoriza e exalta a influência germânica em Petrópolis. Nesse ano teremos três palcos, com um terceiro como novidade, que terão características distintas e um olhar mais artístico sobre a festa. Sempre pensando na cultura germânica. Essa expansão mostra o pensamento da gestão de que a cidade precisa se vestir de Bauernfest e cada vez ampliar mais os seus espaços tendo em vista o alcance da festa”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

“Essa é a ideia da festa: aliar a tradição, valorizando e sendo nosso foco principal do evento, que resgata a nossa origem germânica, mas trazendo a modernidade para abrangermos e ampliarmos nossa festa para todo tipo de público, oferecendo programação e atração para todas as idades e gostos”, defende Marcelo Valente, diretor-presidente da TurisPetro.